Menu

Habilidades de um Profissional Valorizadas pelas Empresas

A competitividade no mercado de trabalho e as novas mudanças de comportamento refletem na forma como as empresas estão avaliando os seus profissionais. 

Foi-se o tempo em que somente as qualidades técnicas eram importantes. Agora, as habilidades comportamentais de um profissional são avaliadas constantemente. 

As empresas buscam por pessoas que têm inteligência emocional, resiliência, capacidade de aprender novos processos, uma boa comunicação, entre outros itens. 

Quer se destacar no mercado de trabalho? 

Então, descubra detalhes sobre esses comportamentos e outras características que são analisadas pelos profissionais. 

Vamos lá? 

Quais são as melhores habilidades de um profissional? 

Existem várias habilidades de um profissional que são valorizadas pelas empresas. 

Conheça abaixo as mais importantes! 

Comunicação 

A primeira habilidade que vamos destacar neste artigo é o poder de uma boa comunicação. 

Um profissional que consegue se comunicar com eficiência conquista mais pessoas no local de trabalho e ainda transmite uma boa imagem em relação ao marketing pessoal. 

Nunca é demais lembrar que uma comunicação de qualidade está relacionada também com a linguagem corporal. Ela traz novas informações sobre o seu perfil para as outras pessoas. 

A respiração, a postura e o ato de gesticular em público são alguns dos fatores que impactam diretamente em sua comunicação. Portanto, é importante praticá-los para ter sucesso com essa habilidade. 

Pensamento fora da caixa 

As empresas apreciam os colaboradores que têm o hábito de pensar fora da caixa. Os profissionais que executam atividades que não estão dentro do seu escopo de trabalho são vistos com bons olhos pelos gestores. 

Um profissional de sucesso é aquele que toma a iniciativa, analisa todos os detalhes de uma situação, prever futuros problemas e sugere novos processos e ferramentas para aperfeiçoar a rotina de trabalho. 

Por isso, inclua esses hábitos em sua rotina para ser notado na empresa e pelos seus clientes que sempre buscam por inovações. 

Visão de negócio 

Outra habilidade profissional importante é a visão de negócio. Um profissional que tem essa característica consegue encontrar ideias nas situações mais diferentes e estranhas.

Você pode treinar essa visão para descobrir novos processos em sua empresa. Além disso, busque sempre compartilhar os seus pensamentos com sócios, colegas de trabalhos ou outras pessoas que podem ajudá-los a implementar as suas opiniões. 

Produtividade

Não importa se você é um jornalista, um administrador de empresas, um advogado ou profissional da área do marketing. A produtividade sempre será uma habilidade exigida em qualquer negócio. 

As organizações reconhecem os colaboradores que conseguem executar as demandas com agilidade, sem ultrapassar o prazo. 

Por isso, você deve buscar aprimorar a produtividade para se destacar no mercado de trabalho. Algumas ferramentas ajudam nesse processo como: Hash Track, Runrun.it, Trello, Evernote, Lucid Chart, Proud, Técnica Pomodoro, DocuSign e Sidekick. 

Auto controle 

O autocontrole e o equilíbrio emocional são características muito importantes para os profissionais. 

Você não precisa ser frio ou não demonstrar emoções de tristeza ou alegria no ambiente de trabalho. 

O equilíbrio emocional é a habilidade que um colaborador tem para lidar com os sentimentos e emoções na empresa. 

Algumas vezes é mais complicado administrar as emoções durante a rotina de trabalho. Se um cliente não gostou do seu projeto, por exemplo, é normal ter uma postura de frustração e raiva. 

No entanto, saber lidar com as suas emoções estão ligado com a inteligência emocional, uma das características mais procuradas pelos gestores de qualquer área. 

Inteligência emocional 

Inteligência emocional é a aptidão que uma pessoa tem de detectar e lidar com as próprias emoções. Ela também consegue encarar os sentimentos de outros indivíduos que fazem parte da sua rotina. 

Essa característica é muito valorizada no local de trabalho, pois os profissionais sempre enfrentam momentos de estresse e adversidades como a insatisfação de um cliente, o feedback de um supervisor ou um comportamento inadequado do colega.

As situações diárias desperta várias emoções negativas. Porém, quando sabemos lidar com cada situação de forma prática e eficiente, conseguimos se destacar no mercado de trabalho. 

A inteligência emocional pode ser aprimorada como o auxílio de profissionais como coaching e psicológicos. 

Os livros também são ótimas fontes de conhecimento para aquelas pessoas que ainda não sabem como lidar com esse problema. 

  • Inteligência Emocional – Daniel Goleman;
  • Antifrágil – Nassim Nicholas;
  • Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar – Martin Seligman;
  • Felicidade Autêntica – Martin Seligman;
  • Comunicação Não Violenta – Marshall Rosemberg.

O lado positivo é que todas as pessoas conseguem ter inteligência emocional. Para isso, basta procurar ajuda. 

Flexibilidade e resiliência

A flexibilidade e resiliência são duas características bastante valorizadas no mercado de trabalho, especialmente em startups. Afinal, esses modelos de negócios mudam constantemente e precisam de pessoas que saibam lidar com mudanças sem problemas. 

As empresas têm buscado colaboradores que estejam abertos para novos desafios e que saibam executar suas tarefas com qualidade, mesmo diante dos obstáculos que podem surgir no meio do caminho. 

As pessoas que têm essas skills profissionais costumam se destacar na empresa com mais velocidade. 

Liderança 

Você não precisa ter um cargo de líder para exercer as características mais presentes nesse tipo de profissional. 

Afinal, a liderança é uma habilidade comum entre todos os membros do time, seja ele um analista júnior, pleno ou sênior. 

Esse tipo de característica é valorizada porque as organizações buscam por profissionais que conseguem desenvolver as suas tarefas e tem autonomia para enfrentar novos desafios ao mesmo tempo. 

Ter as características de um líder moderno é essencial para conquistar o sucesso na carreira. 

Os novos líderes conhecem a fundo o trabalho a ser feito, tem visão de futuro do negócio, sabe se expressar bem, conhece bem a sua equipe, está sempre aprendendo e se atualizando, é um exemplo para o grupo e reúne com seus liderados sempre que necessário. 

Plano de crescimento próprio

O plano de crescimento próprio traz novas oportunidades para o colaborador na empresa e também para a carreira. 

Essa ferramenta é essencial para definir o seu estilo de vida, preferências e valores. 

O plano de carreira não deve ser criado somente uma única vez. O profissional deve alterá-lo constantemente, pois o mercado sempre tem novidades. 

Aprendizado fácil 

Uma profissional que consegue aprender novas tecnologias e processos com agilidades ganha destaque no ambiente de trabalho. 

Por isso, você deve buscar sair da zona de conforto para aprender um novo hábito diariamente. 

Não é necessário ser algo tão grandioso. O mais importante é pensar fora da caixa.

Em sua rotina você não pode ter medo da inovação. 

Algumas dicas ajudam a acelerar o seu aprendizado. 

  • Leia diariamente; 
  • Esteja sempre em movimento;
  • Cuide da mente;
  • Durma com qualidade; 
  • Faça pausas durante as atividades;
  • Escolha uma atividade física para fazer todos os dias; 
  • Medite;
  • Tenha foco;
  • Peça ajuda. 

Essas são algumas orientações que consideramos essenciais para trabalhar a sua mente e trazer novos aprendizados para a sua rotina. 

Foco no cliente 

As empresas têm procurado profissionais que têm bastante foco no cliente. Então, recomendamos que você treine a sua capacidade para lidar com diferentes tipos de pessoas, desenvolva empatia e esteja orientado para resolver problemas do seu cliente.

Um bom profissional é aquele que entende o que o cliente busca e como ajudá-lo com agilidade e eficiência. 

Criatividade 

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre a criatividade. Ela é outra característica bastante solicitada pelas empresas. Elas buscam por profissionais que mostram novas ideias e soluções para o negócio. 

Os colaboradores que compartilham ideias que não esperadas pelos gestores conseguem se destacar na empresa e aumentar a motivação da equipe. 

Exercite a sua criatividade todos os dias e conquiste vários benefícios para a sua carreira. 

Alguns hábitos ajudam a trazer mais criatividade para a sua rotina como: trabalhar em lugares variados, conhecer novas pessoas e lugares, eliminar o medo de falhar e estimular a criatividade diariamente. 

Há também aplicativos que melhoram a criatividade. Os mais comuns são: The Room 2, MindMeister, Lumosity, iDeas for Writing, Escape Block, Dragon Dictate, Fit Brains Trainer, Amazing Alex, Little Things Forever e Contre Jour. 

As habilidades de um profissional podem ser aprimoradas todos os dias. Busque novas fontes de conhecimento para se destacar no mercado de trabalho.

Veja também: Como Ganhar Dinheiro Extra na Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *