Menu

Mindset: O que é e Como Desenvolver o Seu

O mindset é muito importante para qualquer área, seja no ambiente profissional ou pessoal. Ele mostra como é o comportamento do seu cérebro em vários tipos de situações. 

Descobrir o seu mindset é determinante para guiar os comportamentos e melhorá-los de acordo com a realidade. 

Grandes profissionais do mercado sempre analisam os seus mindsets para manter uma postura positiva em relação a qualquer situação da vida. Dessa forma, aumentam os seus resultados e tem uma melhora contínua. 

Quer saber mais informações sobre o mindset? 

Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre essa ferramenta. 

  • Afinal, o que é Mindset?
  • Quais são os tipos de mindset que existem?
  • Como construir o mindset positivo?

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas! 

Afinal, o que é Mindset? 

Alguns especialistas defendem a ideia de que o sucesso na vida profissional depende da forma como cada indivíduo lida com as situações da vida. 

Claro, as habilidades profissionais são muito importantes. No entanto, a sua postura ou a configuração mental para cada momento da vida reflete diretamente em seus resultados.

É o que acredita a Carol S. Dweck, uma das profissionais mais conhecidas do mundo em psicologia social e psicologia do desenvolvimento. 

Mindset é a forma como um determinado indivíduo reflete sobre um assunto. Ele é conhecido também como “modelo mental”. É o ajuste dos pensamentos por meio das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. O Mindset também ajuda a potencializar a tomada de decisões. 

O Mindset é composto pelas ideias, crenças e valores que um indivíduo adquiriu ao longo da vida. Ele que define a forma como uma pessoa entende, visualiza e analisa todos os episódios que ocorrem em sua vida, incentivando suas condutas e escolhas. 

Esse modelo mostra a opinião que cada pessoa tem sobre o cenário que está incluída, moldeando a sua vida.

Quais são os tipos de mindset que existem? 

Existem diversos tipos de mindset: fixo, crescimento e mudanças comportamentais.

Conheça abaixo as características de cada uma! 

Mindset Fixo

Nesse tipo de mindset, o indivíduo tem convicção que as suas competências e inteligências não podem ser modificadas. 

Os membros desse grupo tem a opinião de que o seu conhecimento não muda durante a vida. Para essas pessoas, ou é inteligente ou não é. Ou tem poder de persuasão ou não tem. 

As pessoas que têm mindset fixo são vaidosas, hostis e exaltadas. O perfeccionismo é prioridade, enquanto o fracasso é inadmissível. 

O mindset fixo é contra a ideia de que as pessoas conseguem aprender uma habilidade por meio do esforço. 

Nessa linha de pensamento, o esforço não é uma característica avaliada como positiva. Pelo contrário, ele está atrelado com a falta de capacidade em executar determinada tarefa. 

As pessoas que têm mindset fixo não se responsabilizam pelas suas ações. Eles sempre apontam motivos externos para explicar uma ação que não deu resultado. 

Mindset de crescimento

As pessoas com mindset de crescimento concordam que os desafios e dificuldades sempre são excelentes momentos para promover a superação e trazer novos aprendizados. Nesse tipo de pensamento, a prática leva a perfeição 

Mindset e as mudanças comportamentais

Neste modelo, as pessoas acreditam que o mindset pode sofrer várias mudanças. Ele defende a ideia de que todas as pessoas podem construir uma nova realidade para se integrar a um grupo. 

Como construir o mindset positivo? 

Existem diversas dicas que ajudam a mudar o seu mindset. Conheça abaixo as mais importantes. 

Pratique o autoconhecimento 

O autoconhecimento é fundamental para construir novas atitudes positivas em sua rotina, seja em formato de pensamento ou atitudes

O autoconhecimento permite conhecer os nossos pontos positivos ou negativos, além de descobrir como lidamos com cada situação na vida. 

Essa ferramenta ajuda a entender, por exemplo, porque temos uma postura de grosseria quando somos atacados na vida pessoal ou quando somos mais retraídos em momentos de tensão no trabalho. 

Por meio dessa ferramenta, você conhece melhor o seu próprio perfil e identifica quais são os ajustes necessários para se adaptar a essa realidade. Dessa forma, criamos o mindset positivo em qualquer área da vida. 

Crie estratégias para mudar de atitude 

Você deve sempre traçar planos para a sua vida e também um plano para sua carreira, buscando crescimento profissional e pessoal. 

O planejamento é essencial para não perder o foco em suas metas. Além disso, essa ferramenta auxilia na gestão de tempo, nas atitudes, e ações que devem ser alteradas para conquistar o objetivo. 

Use a leitura ao seu favor 

A leitura também é uma ferramenta para alterar os nossos pensamentos, ações e posturas. Isso é muito bom porque ela ajuda a eliminar aqueles comportamentos que influenciam negatividade nas atitudes pessoais e profissionais. 

  • Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker;
  • Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill;
  • As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra;
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey;
  • Poder Sem Limites – Tony Robbins;
  • Em Busca de Sentido – Viktor Frankl;
  • O Poder do Hábito – Charles Duhigg;
  • A Única Coisa – Gary Keller e Jay Papasan;
  • Inteligência Emocional – Daniel Goleman. 

Tenha relação com pessoas positivas 

Outra dica interessante é ficar próximo a pessoas que têm pensamentos positivos. Elas ajudam a influenciar a nossa forma de pensamento. 

No entanto é importante tomar cuidado para não se aproximar somente por interesse. 

O ideal é participar de projetos que esses profissionais estejam envolvidos. Assim, terá oportunidade de adquirir novos aprendizados e mudanças de pensamento. 

Esses profissionais são referências e podem ajudá-lo em sua motivação diária assim como nas mudanças de atitudes que podem ocorrem em sua vida. 

A mesma dica vale para as redes sociais. Opte por seguir perfis que compartilham frases inspiradoras. Assim, será cercado por positivamente em todos os momentos. 

Busque manter pensamentos positivos 

Em grande parte das situações que ocorrem em nossa vida, a tendência é que o lado negativo apareça mais que o lado positivo. 

Isso é muito ruim porque os momentos negativos podem trazer vários aprendizados para a nossa rotina. 

Algumas dicas ajudam a ter uma postura mais positiva. 

  • Livre-se da negatividade;
  • Pense sempre pelo lado positivo; 
  • Reforce a positividade em sua rotina;
  • Compartilhe a sua felicidade com as outras pessoas.

Tenha o apoio de um coaching 

O coaching é um método que ajuda o profissional em várias áreas da vida. Eles podem auxiliá-lo a analisar o mundo de uma forma melhor e melhorar os resultados, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

O coaching utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos para que os profissionais conhecem novos caminhos para garantir mais sucesso. 

O Mindset impacta na área profissional e pessoal. Ele tem um papel essencial na construção de projetos, na busca por resultados, na vida pessoal e até no empreendedorismo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *