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O Que é Procrastinação

O conceito de procrastinação é bem simples. 

Ele se refere ao ato de adiar uma tarefa para o futuro. 

O problema é que ninguém sabe quando será esse futuro, se é amanhã ou daqui dois dias. 

A única certeza é que essa tarefa está integrada aos seus planos, motivações e objetivos da sua rotina. 

Se você é mais produtivo no seu trabalho durante a tarde, é até recomendável transferir as tarefas do período matutino para o vespertino, caso não ultrapasse o prazo de entrega.  

O maior problema é quando você adia a tarefa mais uma vez no período da tarde. A falta de compromisso pode prejudicar a qualidade do trabalho, gerando desconfortos com o chefe ou cliente. 

Neste artigo, vamos abordar as principais informações sobre a procrastinação. 

  • Como saber se sou eu procrastinador?
  • Quais os efeitos da procrastinação na vida?
  • Como acabar com a procrastinação?

Continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas! 

Como saber se eu sou procrastinador?

Existem quatro pilares que ajudam a identificar se uma pessoa está procrastinando ou não. A identificação desses itens é fundamental para superar o obstáculo antes de iniciar a atividade. 

Segundo um estudo acadêmico, os quatro pilares são: tarefa de baixo valor, personalidade, expectativas e medo de falhar. 

Conheça abaixo as características de cada um. 

Tarefa de baixo valor 

Um dos principais motivos da procrastinação é quando uma pessoa não considera a tarefa importante ou ela é avaliada como insuportável pelo executor da atividade. 

Uma forma interessante de concluir um projeto chato é fazer a atividade em um local agradável como a praia, uma fazenda ou o cômodo preferido da sua casa. 

Você também pode utilizar gatilhos mentais para agilizar a entrega.

Estabeleça prazos denominados da seguinte forma “sem volta”. Assim, trará urgência para a tarefa e ela será finalizada com mais agilidade. 

Personalidade 

A personalidade é outro item que reflete diretamente na nossa procrastinação. As pessoas impulsivas, por exemplo, têm mais dificuldades de controlar os hábitos. Porém, elas podem administrar o ambiente. 

Se você precisa finalizar uma demanda, elimine todas as distrações que podem surgir pelo caminho. Uma dica legal é fazer a atividade em ambientes tranquilos como uma biblioteca. 

O uso da tecnologia também pode ser evitado para ganhar mais tempo. Durante a atividade, desligue o wi – fi, a televisão e outros aparelhos que podem prejudicar o seu desempenho. 

Medo de falhar 

Sem dúvidas, o medo de falhar é um dos itens mais identificados em pessoas que têm o hábito de procrastinar. A falta de confiança prejudica não só o início da tarefa, mas também a performance no trabalho. 

Para impedir esse tipo de hábito, assuma riscos sem medo. O “não” você já tem. Agora, é ir atrás do “sim” para ter sucesso em seu projeto. 

O medo de falhar é normal. O mais interessante é que a vida traz sempre novas chances para acertar de novo. 

Expectativas 

Se você espera finalizar uma tarefa com dificuldade, então é mais provável que a procrastinação entre em sua vida. 

A única saída é acreditar que a tarefa será fácil e prazerosa. O seu pensamento pode ser prejudicial para a sua rotina. Antes de avaliar o nível de determinada atividade, faça o exercício. Aos poucos, perceberá que ele é mais simples do que parece. 

Quais os efeitos da procrastinação na vida? 

A procrastinação traz vários efeitos negativos para a nossa vida. 

  • Sentimento de culpa por não conseguir concluir uma tarefa; 
  • Dores de cabeça; 
  • Dor de estômago; 
  • Possibilidade de ficar mais doente; 
  • Doenças infecciosas como resfriado ou gripe;
  • Aumento do nível de estresse;
  • Ansiedade
  • Dificuldade de aprender a desenvolver novas habilidades profissionais

Se você está sentindo um desses sintomas, recomendamos procurar um médico e outras alternativas para acabar com a procrastinação. 

Como acabar com a procrastinação? 

Existem diversas dicas que ajudam a eliminar a procrastinação. 

Conheça abaixo quais são as mais importantes! 

Crie novos hábitos 

Os hábitos são muito importantes para tranquilizar o cérebro. Eles melhoram os nossos comportamentos, fazendo com que menos energias sejam gastas no dia a dia. 

Uma das alternativas de eliminar a procrastinação é criar novos hábitos para a sua rotina. Esse tipo de atitude traz mais produtividade. 

Antes de criar um novo hábito é importante fazer algumas reflexões como: vou conseguir seguir essa nova atividade? Por quanto tempo consigo adicionar o hábito em minha rotina? 

A melhor dica é iniciar o hábito aos poucos. Quanto mais confiança tiver em sua rotina, maior será a intensidade do exercício.

Se você pretende iniciar uma atividade física, por exemplo, não comece correndo 20km. Provavelmente, terá dores no corpo e será impossível fazer o exercício no dia seguinte. Essa analogia ajuda a controlar a impulsividade. 

Gaste menos energia 

Grande parte das pessoas tem dúvidas sobre o seguinte questionamento: trabalhar por várias horas seguidas ou trabalhar com mais qualidade? 

O excesso de trabalho traz riscos para a saúde e diminui a produtividade. Então, você deve incluir pausas regulares em sua rotina. 

O autoconhecimento em relação a rotina também é muito importante na hora de fazer o planejamento de atividades. 

O ideal é separar as tarefas complicadas para o período mais produtivo, enquanto as mais fáceis para o período com menos foco. 

O conhecimento do seu limite faz com que você gaste menos energia e conquiste qualidade de vida durante o seu trabalho ou estudos. 

Use o conhecimento ao seu favor 

O conhecimento pode ser uma ótima alternativa para acabar com a procrastinação. Existem diversos livros que ajudam a acelerar esse processo. 

  • A arte da procrastinação, de John Perry;
  • A única coisa, de Gary Keller;
  • Rápido e devagar, de Daniel Kahneman;
  • Foco na prática, de Paulo Vieira;
  • O poder do hábito, de Charles Duhigg.

Escolha a obra que tem mais ligação com o seu perfil e comece a leitura agora mesmo. 

Evite a paralisia da análise

A paralisia da análise é um dos itens que mais aumentam a procrastinação. Algumas pessoas não sabem quais são as atividades que devem ser executadas ao longo do dia. Isso é muito ruim porque o “excesso de pensamento” prejudica a rotina. 

Por isso, você deve se planejar para conhecer melhor as suas prioridades. 

Na noite anterior, estabeleça uma lista de demandas com o auxílio das seguintes ferramentas: Google Agenda; Trello; Evernote; Wunderlist e Slack. 

Conheça cada uma para entender as suas particularidades e recursos. 

Busque motivação diária 

A motivação é um ótimo caminho para eliminar a procrastinação. 

Se você tem dificuldades para iniciar uma atividade, pense os motivos pelos quais ela é importante. 

O ideal é registrar os seus planos para que eles fiquem bem visíveis no momento da atividade. 

Não importante qual é o seu sonho. As pessoas mais produtivas têm objetivos definidos para nunca desistirem das suas tarefas. 

Experimente novos aplicativos 

A tecnologia também pode ser considerada como uma grande aliada contra a procrastinação. 

Alguns aplicativos auxiliam na luta contra esse vilão da nossa rotina. 

  • Pomodoro timer;
  • StayFocused;
  • Toggl;
  • Asana;
  • Excel. 

Esses aplicativos ajudam na administração do tempo e no controle das atividades. 

Tenha compromissos 

Não adianta ter um objetivo se não há compromisso para finalizar uma tarefa.

Portanto, use o aplicativo denominado de StickK. Ele é uma ferramenta que ajuda a definir um objetivo que deve ser finalizado em um determinado período. 

Nele, você estabelece uma meta e deposita uma quantidade de dinheiro. Caso o objetivo não seja comprimido, o valor é bloqueado e transferido para uma instituição de caridade. 

Você é a única pessoa que pode eliminar a procrastinação. Portanto, tente incluir novos hábitos em sua rotina para descobrir transformações incríveis em seu dia a dia. 

As situações imediatas e a rotina de apagar incêndios pode atrapalhar o seu desempenho e o sucesso em outros objetivos. 

Agora que você já sabe o que é procrastinação, busque lutar contra esse hábito e tenha uma vida mais saudável. 

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