Menu

Como Fazer um Plano de Carreira [Guia Completo]

O plano de carreira é uma ferramenta que serve para definir estratégias de crescimento profissional, seja dentro de uma empresa ou fora dela. 

Ele pode ter vários propósitos, entre os quais: promoção de cargos, aumento de salário, transferência de empresa, aumento de responsabilidade, novos conhecimentos e habilidades, criar uma nova empresa, ter mais qualidade de vida e até uma experiência no exterior. 

No entanto, ele não pode ser desenvolvida de qualquer forma. 

Você deve seguir alguns critérios para criar um planejamento mais estruturado. 

Quer saber mais informações sobre o plano de carreira? 

Neste artigo, vamos abordar os principais detalhes sobre essa ferramenta.  

  • Afinal, o que é plano de carreira?
  • Por que o plano de carreira é importante?
  • Como fazer plano de carreira?
  • Quais são as melhores ferramentas para o plano de carreira?

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é plano de carreira? 

Investir em um plano de carreira é essencial para qualquer profissional que busca sucesso. Afinal, alcançar uma promoção ou um reconhecimento na área não é uma tarefa fácil. Você deve ter disciplina e muito foco para atingir os resultados desejados. 

Diante desse cenário, um plano de carreira pode auxiliá-lo na conquista dos seus objetivos, uma vez que ele serve como uma estratégia para superar as metas de forma prática e eficiente. 

O plano de carreira pode ser criado pelos gestores da empresa ou pelo próprio profissional. 

Atualmente, ele tem dois formatos: plano em Y e plano em W. 

O modelo em Y é o mais comum. Ele se refere ao profissional que percorre alguns caminhos na empresa até alcançar o cargo de gerência ou especialização. 

Grande parte dos negócio ainda utiliza essa metodologia. No entanto, ela não é mais desejada porque alguns colaboradores tinham como objetivo ser líder e especialista. 

Para resolver esse problema, surgiu a carreira em W. Ela é a somatória de dois YY. Nela, o colaboradores pode executar diversas atividades, mesmo liderando um grupo de pessoas.

Os profissionais que têm essa característica são conhecidos como multifuncionais, pois assumem a posição de liderança e, ao mesmo tempo, é especialista em uma determinada área. 

O supervisor de uma startup, por exemplo, pode ter o perfil na carreira em W. Ele é líder de equipes e tem especialidade nas tarefas que precisam ser executadas diariamente. 

O plano de carreira é indicado para qualquer profissional que deseja melhorar de cargo nas empresas ou apenas trabalhar em uma organização que se sente confortável durante o expediente. 

O plano de carreira pode ser desenvolvido pelo CEO de uma empresa, gestores, supervisores, analistas, recém – formados e estagiários. 

Por que o plano de carreira é importante? 

O plano de carreira traz diversos benefícios para um profissional. 

  • Autoconhecimento; 
  • Foco; 
  • Controle de ansiedade;
  • Visão ampla sobre a carreira; 
  • Oportunidade de entender em qual momento da vida está; 
  • Definição de objetivos; 
  • Data limite para mudanças; 
  • Aumenta a motivação diária;
  • Aumenta a produtividade; 
  • Conhecer as etapas e obstáculos de cada objetivo. 
  • Diminui a Procrastinação

As metas precisam estar claras para que você alcance os objetivos do plano de carreira. 

Como fazer plano de carreira? 

Existem diversas dicas que ajudam na construção do plano de carreira. 

Conheça abaixo cada uma! 

Faça um autoconhecimento 

O autoconhecimento é essencial para estabelecer quais são os seus desejos e aonde pretende chegar. Análise o seu momento atual, escolha os seus pontos fortes e descubra quais são os pontos fracos que precisam de aperfeiçoamento. 

O mapeamento pessoal, de competência e de mercado de trabalho pode ajudá-lo nesse processo. 

  • Mapeamento pessoal: descubra quais são as suas habilidades, motivações, desejos e valores; 
  • Mapeamento de competências: registre quais são as qualificações técnicas e gerais que você tem mais conhecimento;
  • Mapeamento de mercado de trabalho: selecione quais são as áreas, cargos e funções que têm mais ligação com o seu perfil. Além disso, enumere os requisitos e competências mais importantes para o cargo. Esse tipo de atividade pode ser feito para vagas dentro e fora da empresa. 

A coleta desses dados pode ajudá-lo a construir um plano de carreira mais sólido. 

Estabeleça metas 

Um bom plano de carreira é aquele que você determina quais são as suas metas profissionais e pessoais. Faça uma reflexão de como você gostaria de estar daqui a 10 anos. Depois, liste quais são as ferramentas, conhecimentos e métodos que podem agilizar a conquista desses objetivos. 

O seu objetivo pode está atrelado a uma promoção, um novo emprego ou até a construção de um empreendimento. 

Invista em seu desenvolvimento 

Agora, você deve definir quais são estratégias mais importantes para alcançar o seu objetivo. O lado positivo é que existem várias ferramentas que podem auxiliá-lo nesse processo. 

Se você tem o sonho de conquistar uma promoção, por exemplo, liste quais são os investimentos necessários para atingir esse objetivo. 

O desenvolvimento pessoal e de novas habilidades, a capacitação profissional, o estudo de um novo idioma e novos cursos podem ser excelentes recursos em sua trajetória. 

Na internet, você encontra diversos cursos gratuitos que podem potencializar o seu conhecimento, seja em formato de texto, vídeo ou podcast. 

Saia da zona de conforto 

No desenvolvimento do plano de carreira você deve estar aberto a novas possibilidades para se envolver com experiências incríveis. 

Então, saia da zona de conforto e pense em outras alternativas que poderiam trazer satisfação para a sua carreira. 

Algumas perguntas podem orientá-lo na escolha de um plano de carreira: o que é importante para a minha permanência na terra? Qual é o meu propósito? O que está ligado no piloto automático que poderia ser excluído da minha vida? 

Essas perguntas podem trazer respostas incríveis para o planejamento de carreira. 

Inspire-se em profissionais do mercado 

No mercado, existem vários profissionais que servem de inspiração para o nosso trabalho. Busque conhecer os detalhes sobre a vida e carreira. Assim, saberá melhor quais são os melhores caminhos para a sua rotina profissional. 

No mundo corporativo, temos vários destaques, incluindo homens e mulheres: Hillary Clinton, Abílio Diniz, Luiza Trajano, José Mujica, Oprah Winfrey, Howard Schultz, Corazón Aquino, Jorge Paulo Lemann, Sheryl Sandberg e Barack Obama.

Experimente ler a biografia de cada um para se inspirar em seu plano de carreira. 

Quais são as melhores ferramentas para o plano de carreira? 

Se você precisa de ajuda para construir o seu plano de carreira, fique tranquilo. A partir de agora, vamos mostrar alguns métodos e ferramentas que auxiliam nesse processo. 

  • Roda vida: é uma ótima ferramenta para auxiliar profissionais em sessões de coaching. Ela ajuda a definir o cenário atual da sua vida. Por meio dela é possível fazer reflexões sobre os problemas, listar prioridades e criar estratégias não só para a vida profissional mas também para a vida pessoal; 
  • Plano de desenvolvimento individual (PDI): o Plano de Desenvolvimento Individual serve como um guia para que o profissional aprenda novas habilidades. Ele cria um plano ações para serem desenvolvidos e que almejam o crescimento do colaborador; 
  • Pontos fortes e fracos: registrar os pontos fortes e fracos é muito importante para definir as metas do plano de carreira. Por meio dessa observação, será mais fácil estabelecer quais são as qualificações, competências e conhecimentos que precisam ser potencializados no profissional; 
  • Pensamento sistêmico: o gestor com visão sistêmica tem habilidade para evitar problemas na empresa a adquirir resultados mais consistentes a longo prazo. 

O plano pode servir como apoio a um profissional na empresa ou durante o desenvolvimento da sua carreira. 

Ele é fundamental especialmente em um mercado de trabalho que muda a todo momento e tem várias incertezas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *